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Qual é a postura de quem vende vidro temperado para construção civil

13/05/2012 Capitulo 3º Apostila medição

Qual é a postura de quem vende vidro temperado para construção civil

Qual é a postura de quem vende vidro temperado para construção civil


A primeira postura de quem vende vidro temperado é saber que vende um produto nobre!
Quando pensamos na palavra nobre temos que ter em mente que não é só o vidro que é nobre mas tudo que envolve seu processo, da produção a montagem final na Obra do Cliente.
Imagine que você poupou um valor de meses de trabalho, para dar a tão sonhada jóia para sua amada!
Se privou de tantas coisas para guardar aquele dinheirinho,por varias vezes você passa na frente da vitrine e namora com aquela peça tão linda e reluzente, um luxo....
Chega o grande dia, você da uma conferida no extrato bancário e vê que agora da para comprar.
Vai pela ultima vez até a tão visitada vitrine e namora aquela peça pela última vez.
Confere, e no seu íntimo declara: de hoje não passa!
Entra na loja a vendedora está mascando chiclete com o os ouvidos tapados pelo fone ligado ao seu celular, lixando a unha tão concentrada que não percebe sua entrada.
Você continua de pé olhando para ela, até que num pequeno susto por te ver ali, diz como um soluço: pois não!
Mesmo sem ser convidado você puxa a cadeira e conta sua história, a razão por estar ali.
A moça que não tinha nada a ver com aquilo interrompe logo e pergunta: mas qual seria a jóia Senhor? Aquela da esquerda do lado do anel de pedras azuis !
A .... sim 2 MIL diz a moça, é claro que é 2 mil,eu vi antes de entrar na loja você pensa.
Então ela fica esperando uma reação sua e você esperando que ela te traga o lindo anel ,que pela primeira vez não estará protegido por aquele vidro.
A moça agora com mais atenção começando pelos pés vai te olhando num gesto de reconhecimento e de imediato você se pergunta: será que eu deveria ter ido em casa primeiro para me arrumar melhor antes de vir para cá?
Mas se eu tivesse ido teria estragado a surpresa!
Bobagem!!!
Moça! Á vista tem desconto? Por que eu vou pagar á vista! Já disse logo assim que é para ela não ficar me tirando, pensando que eu não tenho dinheiro para comprar.
-5% !
Nem precisou de muito tempo, eu já sabia que era aquele mesmo, Vou levar!!!
Qual a forma de pagamento senhor? Cartão,debito.
Junto com o comprovante da maquininha do cartão ela te entrega o anel.

 


 

Mas moça,não tem um embrulho? É para presente!!!
Então a moça com cara de poucos amigos tira um saquinho de plástico da gaveta, larga aquele tão precioso objeto dentro do saquinho, abre novamente a gaveta, retira um grampeador, dobra a borda do saquinho e dá 2 grampeadas.
Obrigada e Volte sempre ,Senhor!
Talvez em uma joalheria isso nunca aconteceria mas com a vidraçaria acontece algo semelhante.
Imagine que o personagem de nossa história leve o anel num saquinho transparente para casa e o entregue a sua amada!
Ela pode até ficar feliz mas será que ela vai entender que aquilo se trará de um produto original, nobre e caro!
Tem cara de caro de original e nobre?
E digo mais, será que o personagem não se questionará: valeu a pena?
Que tipo de expectativa ele tinha e qual é a visão que ele tem agora daquela jóia?
Ele ficou satisfeito? Com certeza ele foi surpreendido, mas não positivamente.
Todas vezes que ele olhar aquela jóia no anel de sua amada, lembrará de quanto desagradável foi o dia que a comprou !
Meus amigos, conhecemos a rotina de um vidraceiro, sabemos da correria!
Mas o nosso produto é nobre, o vidro é nobre poxa!
Demonstre isso para o seu cliente, encante-o com sua educação, com sua postura de que sabe muito mas quer escutar primeiro antes de dar o veredito.
 

 Tente primeiro saber qual é sua real necessidade, deixe claro que fechando com você ele ficará totalmente satisfeito, e se caso ele disser algo ou citar algum concorrente, não mete o pau pois isso reflete “mesquinhez ” fale de suas vantagens, ofertas e enobreça seu produto.
Ache uma maneira de dizer que você é o melhor mas não agrida seu concorrente, dedique tempo pois é impossível firmar uma relação sem dedicação e isso envolve tempo.
Dê o prazo enxuto, mas informalmente e formalmente explique a complexidade da confecção do produto, e assegure uma tolerância no prazo, pois pode precisar.
Mostre que o seu produto é feito exclusivamente para ele, mas que o negócio a ser fechado é uma parceria, que um dependerá do outro, para que o seu produto o agrade 100% é necessário também um capricho da equipe dele, pedreiro, gesseiro, aqueles que prestam seus serviços na obra.

E se coloque a disposição para resolver ou tirar qualquer dúvida!
Tenha sempre em mãos, amostras, catálogos dos produtos e fotos de suas obras.
Anote e documente o que for conversado, e depois de fechado continue mantendo-o informado, via email, telefone, mensagem de texto no celular, faça o sentir importante.


 

Qualifique sua equipe e exija e dê condições para que pensem como donos da empresa,
Arrume uma maneira de incluir toda equipe nas metas a serem alcançadas e premie aqueles que cooperam, não seja zoião .
Estudiosos dizem que o bom líder tem que ser exigente e firme, mas a flexibilidade tem que fazer parte de suas características ,assim como a preocupação com cada ser humano que compõem sua equipe.
O dinheiro é capaz de realizar muitos sonhos e é para isso que trabalhamos, para ganhar dinheiro, sustentar a família e realizar sonhos, no final eu quero a mesma coisa que você e sua equipe também! Quais são os sonhos deles?
Lembre-se que uma má propaganda tem efeitos catastróficos imagine uma propaganda dessas saindo da boca de um funcionário seu!
Lembra que sua empresa ‘’seja você o dono ou não’’ tem que estar toda empenhada, ensaiada, afinada e falando a mesma língua.
De nada adianta ter o melhor em produto e não ter material humano treinado para manusear.
Pensa um pouquinho que nos deparamos com o luxo todos os dias nas casas e obras de nossos clientes e muitas vezes nossos funcionários estão passando por sufoco.
Isso não que dizer que temos que ser babas de marmanjos, mas se o seu funcionário ou colega de trabalho estiver sufocado em problemas raramente se dedicará a suas funções diárias pois a cabeça estará fervilhando.

 

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