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Etiqueta corporativa

29/04/2013

Etiqueta corporativa

 Etiqueta corporativa

Para não cometer gafes no meio profissional.

 

 Saber se comportar dentro do ambiente corporativo pode incialmente, parecer uma bobagem, mas tem um peso na ascensão profissional. Por isso, nada de aparecer amarrotada e com cara de quem não conseguiu dormir na noite anterior. “O profissional pode ter um excelente perfil técnico, mas precisa mostrar o seu potencial para se desenvolver dentro da empresa. A evolução está atrelada à capacidade acadêmica, ao quanto ele se preparou para o mercado, além de estar atento a outros pontos. Uma coisa é o que ele sabe, outra é o que ele vende”, avalia Daniela Ribeiro, especializada em recrutamento especializado.

Confira as dicas de etiqueta corporativa da especialista:

 

Aparência

“Faz diferença se preocupar com a aparência. Se vista de forma adequada para cada ocasião dentro da empresa e dê atenção para o seu visual. Esteja bem vestida, elegante e asseada, sempre com a aparência limpa e vestuário em cores discretas, além de cabelos bem penteados e, no caso de homem, a barba bem feita. O profissional que não se preocupa com a aparência está perdendo pontos. Sua imagem é o seu cartão de visitas.”

Horário

“Seja pontual. Em caso de reuniões e eventos, tente chegar antes da hora para se preparar. Se o profissional é aquele que sempre chega atrasado, ele já está em desvantagem. Este hábito não é bem visto e passa a imagem de um profissional que não é confiável. Ele deixa de ser um exemplo, por mais que se destaque em outras áreas. Este profissional acredita que pode compensar este erro superando em outras questões, mas é um equívoco. Ele vai ser visto de forma negativa por causa de um mau hábito.”

Internet

“Algumas empresas deixam liberado o acesso aberto à internet. Apesar de muitas informações estarem na internet, cuidado: não abuse para uso pessoal. Use apenas na hora do almoço ou no final do dia, desde que não comprometa o rendimento.”

Celular

“Deixe o celular no silencioso. Desta forma, não incomoda ninguém. Não é elegante sair no meio de uma reunião para atender o celular. Apenas para assuntos urgentes, avise aos profissionais presentes na reunião que poderá se ausentar e que precisará ficar atento ao celular. De maneira nenhuma use o celular para responder e-mails durante a reunião. Sua presença é importante: se você está ali é para contribuir.”

Ouça

“Saiba ouvir mais do que falar e espere pela sua vez. Concentre-se nas palavras da outra pessoa e não se distraia, para não perder algum ponto importante. Resista ao impulso de falar quando alguém faz uma pausa.”

Confidencialidade

“Quando a profissional lida com assuntos confidenciais, como informações de clientes ou direitos autorais de programas, não devem ser revelados a ninguém, mesmo sendo pessoas que não são da empresa, o que inclui amigos e familiares. Se algum colega de trabalho usou você como ouvinte, respeite e mantenha o segredo, desde que você não esteja numa posição em que o futuro da empresa dependa daquela confissão.”

Ao sair da empresa

“Deixe sempre as portas abertas. Caso tenha recebido uma proposta mais atraente, aja com transparência e deixe claros os pontos que a fizeram chegar a esta decisão. Não deixe brecha para receber uma contraproposta. Caso a empresa tente não aceite. Aceitar não passa credibilidade. Se for pedir demissão, comunique antes e dê um prazo de 15 dias para se desligar. Ofereça ajuda para passar o trabalho”.

Fonte: bolsa de mulher

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