Página Inicial
Cadastre-se

Receba nossas novidades em seu e-mail:

O que você Procura?

Como limpar diferentes tipos de piso

15/05/2013

Como limpar diferentes tipos de piso

 Como limpar diferentes tipos de piso

 

Madeira

A madeira é um dos materiais preferidos para pisos por ter alta durabilidade e combinar com qualquer decoração. Em geral, é utilizada em tacos e tábuas naturais ou em material laminado, que possui características bem semelhantes ao piso de madeira natural.

Apesar do toque agradável, da sensação de aconchego e da sofisticação que o piso de madeira dá a um ambiente, este tipo de piso exige cuidados para se manter conservado e com a tonalidade original por bastante tempo. Por isso, a escolha do produto correto para limpar piso de madeira é essencial.

Produtos químicos como álcool, querosene ou outros solventes jamais devem ser usados porque afetam a madeira e o verniz do acabamento. A água é uma das maiores inimigas do material, pois com o tempo pode deixar o piso com aparência desgastada.

A melhor maneira de manter pisos e carpetes de madeira sempre limpos é usando aspirador de pó, vassoura de pelos ou um pano seco. Outra alternativa é passar um pano úmido bem torcido embebido em água com duas gotas de detergente neutro ou produtos à base de amoníaco, sempre na medida de três colheres para cada litro de água.

Granito

Os pisos de granito são de fácil manutenção. Nada de produtos oleosos, ácidos, água sanitária, detergente ou quaisquer substâncias corrosivas ou produtos químicos. Por ser uma pedra muito sensível e que pode manchar facilmente, até com produtos que possuem corantes, o melhor para limpar piso de granito é usar um pano úmido.

Porcelanato

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico considerado nobre.

A uniformidade de coloração e a grande resistência, inclusive à absorção de água, são características responsáveis por um piso brilhante e durável.

Para fazer a limpeza, utilize uma vassoura de pelos e depois passe um pano molhado na mistura de uma colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco líquido para cinco litros de água. Parece pouco, mas essa quantidade de detergente é suficiente para remover a sujeira e a oleosidade acumuladas no piso sem tirar o brilho.

Embora seja um piso altamente resistente, não se deve usar substâncias abrasivas como ceras e produtos para realçar o brilho, ácidos, soda cáustica e sabão em pó nas placas de porcelanato, pois elas danificam o esmalte e tornam sua superfície mais suscetível a manchas. O ideal é limpar toda e qualquer sujeirinha assim que notá-las e se as manchas permanecerem, o melhor é procurar produtos específicos para limpar porcelanato, que também são úteis quando há necessidade de se realizar uma limpeza pesada.

Mármore

Para manter o piso de mármore com um aspecto impecável, um pano úmido costuma ser suficiente. Mas no caso de manchas, é preciso saber como limpar cada resíduo da maneira correta. Se o problema é falta de brilho, a melhor alternativa para limpar piso de mármore é passar um pano umedecido em uma solução feita com um copo de água oxigenada e 12 de água.

Manchas escuras ou amareladas, por exemplo, podem ser removidas com uma mistura de água com vinagre. Pode-se utilizar ainda produtos industrializados para remover manchas do piso de mármore, mas é importante lembrar sempre que ao utilizar alguma substância corrosiva neste tipo de piso, não se deve deixá-la por muito tempo em contato com a peça. Por isso, o ideal é aplicar o produto, esfregar a área manchada por poucos minutos usando uma escovinha e enxaguar imediatamente.

Cerâmica

A praticidade e resistência da cerâmica tornam este tipo de piso ideal para cozinhas e banheiros, ambientes com bastante umidade, tráfego intenso e que necessitam de manutenção fácil. Para limpar piso de cerâmica não tem segredo, é só usar água e sabão neutro.

Faça seu Comentário
Voltar

© 2019 Setor Vidreiro - Todos os direitos reservados