Página Inicial
Cadastre-se

Receba nossas novidades em seu e-mail:

O que você Procura?

Box para banheiro, tudo o que você precisa saber!

09/04/2014 O box de vidro faz parte da vida dos brasileiros. Pesquisas mostram que 75% da população possuem box de vidro em casa!

Box para banheiro, tudo o que você precisa saber!

A palavra box vem do inglês e significa "caixa".A principal função de um box é evitar que a água esguichada pelo chuveiro durante o banho se espalhe pelo banheiro. Em alguns casos, o box não só tem a função de isolar a água do resto do banheiro, mas também de isolar os vapores e umidade causados pelo calor da água.Por muitos anos, o box teve um papel apenas  funcional (evitar que o banheiro ficasse todo molhado após o banho). Atualmente, o box de banheiro continua exercendo essa função principal, mas passou a desempenhar a função de coringa na decoração e estética do banheiro ou da sala de banho. O maior responsável por essa evolução foi a possibilidade de usar o vidro para confecção do box.
 

E não parou por ai! A busca incessante por unir funcionalidade e beleza permitiu que outros materiais metálicos com similar beleza passassem a compor os boxes modernos, como por exemplo: aço inox. Isso obrigou as extrusoras de alumínio (ainda hoje o material mais usado para estruturar os box de vidros) a desenvolver perfis de alumínio mais sofisticados resistentes e com uma variedade impressionante capaz de agradar a todos os gostos. 

   Box para banheiro
Podemos dizer que um box de vidro é formado por três componentes principais: estrutura, acessórios e vidro.

Box de vidro
 

A estrutura sustenta e une os vários componentes fixos e móveis do box. É responsável também por vencer todos os esforços causados pelo abre e fecha diário. A estrutura do box de vidro pode ser confeccionada de vários materiais, como alumínio, aço inox, polímeros (plástico) e o próprio vidro.
 

Os acessórios tem a finalidade de unir, permitir abertura, vedar, isolar, dar acabamento, proteger o vidro e permitir o acesso dos usuários.
Por exercer múltiplas tarefas, os acessórios são confeccionados em vários materiais.
Exemplo: plásticos, alumínio, latão, aço inox, nylon, entre outros.
 

O vidro é o principal material de preenchimento da estrutura de um box e é considerado o mais adequado por proporcionar leveza, visão total do espaço e sensação de liberdade as cores mais usadas que são: fumê, bronze, verde, azul e o incolor. Existem também os vidros impressos, que são incolores por uma das faces ter um desenho impresso no momento da fabricação. Essa face adquire uma suave textura áspera.
Essa aspereza na face permite que o vidro mesmo sendo incolor dissipe a luz e perca grande parte da sua transparência ofuscando a visão tanto de quem olha de dentro como de quem olha de fora do box. Mesmo um vidro impresso evita que a pessoa se sinta sufocada e apertada dentro de uma caixa ao tomar banho. Os vidros transparentes dão a sensação de amplitude, pois não causam barreiras visuais sólidas.
Principalmente em banheiros pequenos o uso de vidro incolor permite represar toda água dispersa no momento do banho, mas sem a sensação de ter diminuído o banheiro.  O vidro temperado pode ter as seguintes espessuras: 3mm, 4mm, 5mm, 6mm, 8mm, 10mm e 12mm.

No Brasil, as espessuras usadas para box de banheiro são: 6mm, 8mm e 10mm. Dessas três, a espessura de 8mm é a mais usada, tanto que a maioria dos fabricantes de kits para box mensuram e avaliam o desempenho de seus produtos baseados na espessura de 8mm.  Prova disso é que, em grande parte dos kits intitulados “kit para box padrão’’, não é possível instalar um vidro com espessura de 10mm, caso o vidro for de 6mm as canaletas precisam ser preenchidas com outros materiais, como silicone ou borrachas para evitar a vibração exagerada dos vidros por ficarem com muita folga dentro das canaletas.

Os vidros de 10mm estão ganhando espaço com a expansão dos boxes especiais. Na maior parte desse tipo de box,  o próprio vidro fixo é a estrutura do box  ou parte principal dela. Por isso, a necessidade de um vidro mais grosso.  O vidro temperado é considerado vidro de segurança, porque é quatro vezes mais forte que um vidro comum da mesma espessura, caso sofra quebras não haverá grandes problemas, pois seus pedaços são pequeninos e evitam cortes profundos.
Curiosidade: O box de vidro faz parte da vida dos brasileiros. Pesquisas mostram que 75% dos brasileiros possuem box de vidro em casa, enquanto 51% da população tem computadores.
Baseado nessa pesquisa, podemos dizer que esse produto já não é mais um opcional e sim um item fundamental em nossas casas.

O que torna possível um box de vidro ser tão ‘’clean’’ - sem toda aquela poluição visual causada pelas molduras quadriculadas que prejudicam a estética do banheiro -  é a especial característica do vidro temperado ser autoportante.
Se você já viu um box de ‘’ acrílico’’ se lembrará de todas aqueles perfis de alumínio protegendo as placas.
No caso do vidro (lado direito ), quase não notamos sua presença no banheiro. Repare que as roldanas de aço inox estão parafusadas na porta ’’de vidro’’ e usam a própria borda do vidro fixo como trilho .

box banheiro

 

Isso não é Photoshop!  A foto é de um box verdadeiro! A principal característica de um vidro autoportante é ter resistência mecânica ao torque de parafusos, sendo capaz de sustentar grandes cargas sem o auxílios de caixilhos.

Box para banheiro
 

Essa característica do vidro temperado libertou os designers de todo mundo, despertando a ousadia de modelos como este que antes só seriam possíveis nos desenhos dos Jetsons.

 

banheiro
 

 
A diferença do vidro de segurança temperado para outros materiais como os plástico é a sua alta resistência a produtos químicos principalmente os que usamos em nossa higiene e na limpeza do próprio box. A maioria dos plásticos tem sua transparência rapidamente opacada, quando entram em contato com esses tipos de produtos. Outra vantagem do vidro é a resistência a riscos e arranhões durante a limpeza ou no uso diário.
Para a face de um vidro temperado ser arranhada, é preciso que o material seja muito duro como: ferro, aço e outros produtos abrasivos. Já na maioria dos plásticos, até mesmo um pano ressecado ou a parte verde das buchas tipo lava louça já são suficientes para arranhar e acabar com a beleza do material.
 

Ao contrário do que muitos pensam, a conservação de um box de vidro é muito prática e como sabemos o vidro com, um mínimo de cuidado, permanece novo eternamente. Por muitos, o vidro é considerado o material mais versátil e tecnológico de todos os tempos, porque há mais de 4.000 mil anos se reinventa constantemente.
Uma dessas evoluções resultou na possibilidade de colar varias placas de vidro com um  interlayer ou termoplástico, esse processo é chamado de laminação. Essa atividade tem como principal função permitir que os pedaços de vidro quebrados fiquem presos ao interlayer por estarem unidos em forma de “sanduíche”.


 

box vidro laminado
 


Exemplo de vidro 100% seguro.
Precisamos nos atentar que só o processo de laminação não é capaz de transformar um vidro em autoportante. Para usarmos um vidro laminado no box de casa, é preciso que os vidros a serem laminados já estejam temperados. Por isso, é conhecido como: vidro laminado de temperados. Ou seja, as duas ou mais placas de vidros temperados estão grudadas uma na outra.
O resultado dessa união não poderia ser melhor: um vidro superforte mecanicamente e 100% seguro.

Outra forma simples de ter um box 100% seguro é a aplicação de películas especiais numa das faces do vidro.

 

insulfilm
 


As películas evoluíram tanto que hoje alguns modelos são utilizados como barreiras que impedem a abertura do vão. Isso acontece mesmo que o vidro seja agredido com pedras, paus, marretas e até picaretas. Essas películas são chamadas de películas de segurança e em outros casos como películas antivandalismo. 
E assim como o vidro, as películas já não são mais sinônimos de fragilidade e duram tanto que algumas marcas dão garantia de até 10 anos. O mais interessante é que elas proporcionam segurança e beleza. Aliás, as películas podem ser totalmente personalizadas.

 

 

box com película
 


O que ilustra bem essa versatilidade é o caso do Hugo, filho da dona Juliana. Quando Hugo tinha três anos e passou a tomar banho sozinho, dona Juliana teve a ideia de incentivá-lo estampando no box a película com imagens do filme Toy Story. Quando Hugo fez seis anos, a decoração de sua festa foi do BEN 10. Logicamente, a película do box foi trocada por uma desse personagem. Induzido pelo pai, Hugo se transformou em um corintiano fanático, e você já sabe o que ele pediu para estampar no box! 
Uma coisa é certa:

banheiros

O momento do banho não é só para fazer nossa higiene pessoal, mas também de relaxamento, de tratamento e até de extravasar. Tudo isso, fica melhor ainda se o seu box for lindo e:

 box de vidro seguro

 

 

 

A Próxima matéria que também fala sobre box para banheiro esta SUPER INTERESSANTE! Quer ver? é só CLICAR AQUI!

Espero que tenha sido útil para você! Se precisar tirar mais alguma dúvida, com certeza temos aqui mesmo arquivado em nosso site outras matérias que te deixarão melhor informado sobre box para banheiro ou outros produtos derivados do vidro.
É só digitar o assunto do seu interesse em nosso buscador.
Ou se preferir faça um comentário que logo entraremos em contato!


Obrigado!


 

 




 


 

Faça seu Comentário
Voltar

© 2019 Setor Vidreiro - Todos os direitos reservados