Página Inicial
Cadastre-se

Receba nossas novidades em seu e-mail:

O que você Procura?

Box BLINDEX ou box de vidro temperado?

10/04/2014 Apesar de uma marca de muito respeito e prestígio, a Blindex é uma das tantas marcas de vidro temperado existentes no Brasil!

Box BLINDEX ou box de vidro temperado?

Box Blindex ou box de vidro temperado?
Essa pergunta ainda hoje é feita, não só por leigos como por profissionais da construção civil.

O vidraceiro fala: “nessa janela tem que colocar vidro blindex, porque janelão de ferro não combina”…
Você olha e tem uma outra marca no canto do vidro.
_”Uai, não é blindex?”
_”É sim, senhora, é do tipo blindex”
_Então, deixe eu entender: é do tipo, mas não é blindex?
_Dona, é um blindex, mas não é da marca blindex. No fundo é tudo igual, tem diferença nenhuma não, pode levar sossegada”.

O que eu posso falar? Para quem se apega a marcas, já é motivo de confusão, pois a janela não é da marca Blindex.
Essa confusão é muito comum sabe por quê?
As duas pioneiras em vidros temperados no Brasil foram a Santa Marina que chegou ao Brasil, em 1937, e a Santa Lúcia (Blindex), em 1951.
Devido às campanhas de marketing tendo como carro-chefe seu famoso selo vermelho, a Blindex fixou sua marca na cabeça dos brasileiros como sinônimo de vidro temperado.
Essas duas empresas permaneceram sozinhas e dominaram o mercado de vidros temperados  no País até a década de 80, quando começaram a surgir os primeiros fornos de têmperas independentes.

Blindex
O primeiro forno vertical foi comercializado no Brasil apenas em 1987. O forno vertical é o que deixa aquelas marquinhas (furinhos) em uma das bordas do vidro. Apesar de quase extinto, existem equipamentos em operação no Brasil.

Já os fornos horizontais permitem a produção de grandes chapas e pequenas espessuras. Eles não deixam as famosas marcas de pinça, mas só chegaram ao Brasil, em 1994.
Com uma estratégia de expansão e a brusca mudança no cenário do vidro no Brasil hoje com mais de 450 fornos concorrentes, em 2003, a Blindex adotou o sistema de franquia e hoje conta com 15 empresas que temperam os vidros com o padrão exigido pela marca.

O nome Blindex é uma marca famosa de vidro temperado. Em questão de qualidade, posso garantir que não existe diferença, porque o vidro base para a produção do vidro Blindex é o vidro fabricado pela Cebrace (que comercializa seus vidros para todas as beneficiadoras do Brasil, seja blindex ou não).  E também o processo de tempera e os equipamentos são praticamente os mesmos encontrados nas várias temperas do Brasil.

Tempera ou Beneficiadora: empresa que beneficia o vidro comum e o transforma em vidro temperado.

Podemos dizer que a Blindex como pioneira sempre se reinventou e continua sendo sinônimo de inovação e qualidade com seus produtos exclusivos, principalmente, quando se trata de box de vidro para banheiros.

A tempera é um processo térmico a que o vidro bruto (comum) é submetido para que se torne mais resistente e autoportante.  Se você perguntar a marca do vidro ou quem é o fabricante do vidro, o vidraceiro pode te responder: o vidro é Cebrace ou Guardian e a tempera é Blindex ou qualquer outra.
Atualmente, existem seis fábricas produzindo vidro bruto (comum) no Brasil.

 

CEBRACECebrace
A Cebrace, com capacidade de produção de 3.600 toneladas/dia e cinco unidades fabris, atua com uma gama variada de produtos, abrangendo tanto a demanda da construção civil e da indústria automobilística, quanto às necessidades das linhas de produção de eletrodomésticos e móveis. Fundada em 1974, a empresa é uma joint venture, empreendimento conjunto entre dois dos maiores grupos produtores de vidro plano do mundo: a francesa Saint-Gobain e a japonesa NSG, que adquiriu a gigante inglesa Pilkington em 2006. A Cebrace é a soma do conhecimento e da tecnologia de dois grandes vidreiros e, sobre essa base, construiu sua liderança de mercado brasileiro de vidro plano.

 

 

GUARDIAN VIDROSGuardian
A Guardian, empresa global com presença em mais de 25 países, conta com mais de 19 mil funcionários no mundo e tem como principal foco a inovação tecnológica. Especializada em vidro plano, resistente e com desempenhos térmicos largamente utilizados na construção civil em janelas, portas, vidraças e fachadas inteiras de prédios, além de mobiliário de design moderno.
 

 

 UBV VIDROS

UBV – União Brasileira de Vidros
A UBV é especialista em vidros impressos, com grande ênfase em guarda corpos, divisórias para bancos e comércios em geral, com bastante variação nos desenhos projetados especialmente para cada ambiente.
 

 

SAINT GOBAIN GLASSSaint Gobain
Filial da mais antiga fábrica vidreira do planeta (Saint Gobain), desenvolve - a partir do vidro float fabricado pela Cebrace - vidros laminados, refletivos de controle solar, vidros duplos, serigrafados, temperados, automotivos, espelhos, entre outros, responsáveis por tornar ambientes em verdadeiras obras de arte. 

 

 

AGC VIDROSAGC Vidros do Brasil
A AGC fabrica vidros para aplicação solar: espelhos para concentração de energia solar, painéis fotovoltaicos (focados em geração de eletricidade) e painéis termo solares (produção de água aquecível fotovoltaicosa), além de uma gama vidros automotivos: para-brisas, janelas laterais, traseiras (vigias), tetos panorâmicos. A empresa fabrica também materiais com características avançadas, como os para-brisas aquecidos, com proteção UV e infravermelho e displays. Recentemente, a fábrica firmou contrato para o fornecimento dos bancos de reservas das arenas brasileiras com jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol.
 

 

VIVIX - CBVPCompanhia Brasileira de Vidros Planos – VIVIX-CBVP
 A VIVIX- CBVP será a primeira fábrica de vidros planos do Nordeste, região que registra índices de crescimento acima da média nacional no segmento. O empreendimento tem previsão de início de funcionamento em agosto deste ano, em uma área construída de 90 mil m², com capacidade instalada de 900 toneladas diárias. Sediado na cidade pernambucana de Goiana, o foco da VIVIX é a indústria de capital e tecnologia, tendo como principal cliente a construção civil.
 

 

Por razões culturais, quando muitos falam sobre um box Blindex ou janela Blindex estão falando sobre um box de vidro temperado. Assim como culturalmente Bombril é sinônimo de palha de aço.
 

O mesmo acontece com os acessórios! Se você comprar uma janela ou porta de vidro temperado, o vidraceiro vai te mostrar as ferragens (acessórios) e te dizer: essa aqui é ferragem Blindex ou Santa Marina.
 

Na verdade, ele estará falando que aquele material é do modelo Blindex (e não propriamente da marca Blindex) ou do modelo Santa Marina.
 

Curiosamente, a maioria dos acessórios ou ferragens lançadas no mercado Brasileiro seguem o sistema de fixação dos recortes e furos criados pelas duas pioneiras ‘’ Blindex e Santa Marina’’. Mesmo que o design seja diferente, o posicionamento dos parafusos respeitam o sistema tradicional. Isso porque para se confeccionar um recorte no vidro é necessário diversos gabaritos (Blindex ou Santa Marina) que todos os beneficiadores brasileiros possuem. Se caso acontecer de uma fabricante de ferragens optar em produzir seus produtos com fixações diferentes dos tradicionais, todas as beneficiadores teriam que adquirir novos gabaritos.
Hoje já existem várias ferragens com sistema próprio de fixação, porém muitos profissionais resistem em aderir a tais produtos pelo fato do tradicionalismo.


Ou seja, mesmo que a marca Blindex fosse erradicada do mercado brasileiro, esse nome estaria associado por muitos anos ao vidro temperado no Brasil.

A Blindex continua inserida no mercado com produtos tradicionais, como os famosos boxes da linha Classic e seus produtos continuam evoluindo e acompanhando o mercado de box de vidro com as linhas : Blindex Aluminium e Blindex Inox,  que são fixados  com  um selante próprio: o Fixa Box Blindex.


E ainda possui características muito superiores aos tradicionais silicones, além do mais novo sistema de envidraçamento de sacadas e varandas: o Blindex Sistema View.  No banheiro ou na sua construção, se você optar por um vidro temperado com a marca ou um sistema exclusivo Blindex, é importante primeiramente encontrar em sua região um fornecedor autorizado Blindex.


Também e fundamental deixar essas informações bem esclarecidas ao vidraceiro, pois devido a essa associação de Blindex com vidro temperado criou-se o costume de automaticamente, quando o cliente fala de box Blindex, vidro Blindex ou janela Blindex, o vidraceiro imaginar que o que o cliente quer é vidro temperado e acaba orçando e instalando esse vidro, que é tão bom quanto, mas sem a marca Blindex.

 
A Blindex também é muito conhecida pelo fornecimento de vidros para automóveis. Se você reparar em uma loja de auto vitrais, provavelmente vai notar a marca Blindex estampada na fachada.
Apesar de uma marca de muito respeito e prestígio, a Blindex é uma das tantas marcas de vidro temperado existentes no Brasil!


Espero que tenha sido útil para você! Se precisar tirar mais alguma dúvida, com certeza temos aqui mesmo arquivado em nosso site outras matérias que te deixarão melhor informado sobre box para banheiro ou outros produtos derivados do vidro.
É só digitar o assunto do seu interesse em nosso buscador.
Ou se preferir faça um comentário que logo entraremos em contato!
 

Obrigado!

 

 

 

 

Faça seu Comentário
Voltar

© 2019 Setor Vidreiro - Todos os direitos reservados