Página Inicial
Cadastre-se

Receba nossas novidades em seu e-mail:

O que você Procura?

Colagem de espelhos com fita dupla face (método infalível)

03/10/2017 Colagem de Espelho

Colagem de espelhos com fita dupla face (método infalível)

Este é o procedimento para instalação mais crítico, pois facilita a transferência de umidade da base para o espelho e consequentemente se não for instalado adequadamente, possibilitará o aparecimento de manchas de oxidação. Por isso, alguns pontos devem ser observados:

INSTALAÇÕES QUÍMICAS RECOMENDADAS:
• Silicone de cura neutra, base alcoxi.
• Adesivo elastomérico, base água.
• Fita dupla face isenta de solventes.
• Mista: fita dupla-face isenta de solventes e silicone de cura neutra, ou fita dupla-face e adesivo elastomérico base água. 

INSTALAÇÕES QUÍMICAS NÃO RECOMENDADAS:

• Qualquer cola que contenha solventes orgânicos ou componentes ácidos (cola de sapateiro, cola de carpete, cola de fórmica etc.);
• Fitas dupla-face que contenham solventes orgânicos;
• Adesivos não elastoméricos, como cola branca e cola epóxi;
• Silicone de cura acética (com odor de vinagre);
• Todos os adesivos devem ser aplicados em filetes, na vertical (nunca na horizontal), permitindo assim o fluxo de ar de baixo para cima e evitando o acúmulo de umidade no verso do espelho.

Neste vídeo o assunto abordado será Instalação Química com fita dupla face acrílica XB300

As Vantagens da colagem de espelhos com fita dupla face: Durabilidade, fixação imediata, resistência a dilatação térmica, intempéries, cisalhamento e tração.

O segredo de uma colagem perfeita com fita dupla face depende de 4 fatores importantes:
- Utilizar as fitas adequadas e na quantidade correta;
- Aplicar as fitas somente nas superfícies indicadas;
- Seguir as orientações de aplicação do fabricante.
- Seguir as orientações da NORMA 15198 (beneficiamento e instalação de espelhos de prata).
Algumas dessas orientações eu já compartilhei com você em vídeos anteriores, mas um detalhe que precisamos nos atentar é que em instalações químicas de espelhos seja garantido um vão livre de no mínimo 3 mm entre o espelho e a base, para assegurar uma boa ventilação no costado do espelho.

Esse era um problema muito grave, pois até há alguns meses era praticamente impossível encontrar uma fita adequada para a colagem de espelhos com 3mm de espessura. Resultado: a maioria das instalações de espelhos com fitas dupla-face consequentemente ficavam fora de norma, pois essas instalações não proporcionavam o espaçamento mínimo de 3mm exigido pela norma entre o costado do espelho e o substrato.

Outro erro comum é utilizar pouca fita na colagem dos espelhos.

A Adere observando essa necessidade do nosso mercado lançou Fita dupla face adermax XB300 fornecida em rolos de 12 metros lineares de fita e com duas opções de larguras 19 e 25mm.

19mm faz com 290mm p/kg
25 mm faz com 220 mm p/kg

Essa fita foi testada e aprovada, nos mais rigorosos testes, inclusive realizado pela própria indústria produtora de espelhos:

A fita XB 300 adere em praticamente todos os tipos de substratos:
substratos metálicos como alumínio anodizado e aço inox. 

Porém, para alguns substratos a Adere indica o uso do primer Primer ADERMAX PA01 para os substratos de média e baixa energia superficial, como substratos cerâmicos, polímeros (PVC, Acrílico, etc.), substratos pintados/envernizados (madeira, alvenaria, metais, etc.)
No caso de azulejos, a fita deve ser aplicada somente sobre as superfícies lisas dos azulejos, evitando-se o contato da fita com os rejuntes.
Não pode ser aplicada em concreto cru, tijolos, madeira crua, paredes excessivamente tortas ou com pintura que não suportem os pesos do espelho.

o primer não ataca a camada do espelho. Considerando ainda que o primer será aplicado em outro substrato, este não permeará ou será absorvido pela espuma da fita adesiva. A fita adesiva é constituída de espuma de célula fechada não absorvente. Portanto não chegará a agredir a face do espelho, pois a fita é uma barreira física entre o substrato e o Espelho.

O primer deve ser aplicado umedecendo um pano/algodão limpo, aplicando uma camada única e fina sobre uma superfície limpa e seca.

Obs: aplicar o primer somente no substrato e não no espelho.


Obs: O primer pode ser adquirido separadamente em embalagens como essa de x ml, porém o rolo de fita é fornecida em conjunto com uma embalagem de 1,5ml de primer.

Um outro ponto importante, é não colar a fita sobre ela mesma para corrigir imperfeições de superfícies, ou seja, uma tira de fita em cima da outra. Isso provavelmente irá prejudicar a colagem.

Distribuiu-se então o comprimento calculado de fita em pequenas tiras de fora para o meio, sempre no sentido vertical do verso do espelho. Essa posição da fita irá contribuir para que haja o escoamento da umidade pela força da gravidade, evitando que ela fique retida no verso do espelho.

Cuidado para contaminar a fita com o dedo ou apoiando em local inadequado (usar o papel antiaderente). E se possível pressionar a fita com o rolo apropriado.

E saber avaliar e preparar o substrato para a colagem.

Aplicação somente nas superfícies indicadas: Seguindo as orientações de aplicação.

Garantir que a superfície esteja livre de poeira e oleosidade para não prejudicar a fixação.

Por isso, é fundamental a limpeza da base antes de qualquer instalação química, pois impurezas podem prejudicar uma perfeita fixação.

Todo e qualquer substrato terá que estar isento de poeiras, oleosidades e outros contaminantes que formam uma interface entre a Fita e o substrato. Deve-se também evitar a fixação de qualquer adesivo em materiais antiaderentes como alguns plásticos ex. PE(Polietileno), PP (Polipropileno) e superfícies tratadas com desmoldantes e antipichações.

Realizar a limpeza da superfície onde seria feita a colagem com álcool isopropólico adere e pano limpo. Por que álcool isopropílico é não alcool de posto.

Enquanto se espera o álcool evaporar da parede realizar a limpeza (também com pano e álcool) da parte de trás do espelho.

Faça seu Comentário
Voltar

© 2017 Setor Vidreiro - Todos os direitos reservados