Página Inicial
Cadastre-se

Receba nossas novidades em seu e-mail:

O que você Procura?

Como não estragar seus espelhos

17/10/2017 Saiba como manter seu espelho limpo sem que estrague.

Como não estragar seus espelhos

Todos os dias assistimos pessoas na internet ensinando formas mirabolantes para limpar espelhos, mas antes de seguir essas orientações é necessário sabermos de algumas informações. Muitos não sabem que a limpeza de vidros é bem diferente da limpeza de espelhos.

 

 

Mas ai, você pode falar “Gabriel, mas espelho não é um vidro?” Sim, é um vidro que passou por um tratamento e tem uma de suas faces revestida com materiais sensíveis a solventes e por exemplo, amônia.

O que é interessante se você pegar a maioria desses produtos de “limpeza” tipo, limpa vidros. A maioria deles tem sua composição amoníaco e como eu acabei de falar, amônia é muito prejudicial ao espelho. Um dos maiores erros que presenciamos na limpeza do espelho é as pessoas pegarem um produto determinado e sair esguichando produto pelo espelho afora. O ideal é que você pegue o produto (eu vou falar pra você qual é o produto) e coloque no pano e do pano limpe o espelho, e esse pano, tem que ser um pano limpo, macio e que não solte fíapo para facilitar a sua limpeza.

A primeira ação que você faz é limpar o espelho com um espanador ou com pano macio, mas se você tiver um espanador é melhor, porque fica pó e pode ter algum esquisso de areia ou algum material abrasivo que veio voando por ai e entrou pela sua janela, se depositou em seu banheiro e você pega um pano e por mais limpo que esteja esse pano por mais macio que esteja esse pano e você esfrega essa sujeira no seu espelho, você pode causar um dano ou um risco no seu espelho.

Então o ideal é que primeiro você tire o pó do espelho, depois que você tirou o pó do seu espelho com espanador ou até mesmo com um pano macio, você pega um pano limpo, macio aplica um pouco de água morna e passa no seu espelho “Ah Gabriel, mas precisa de produtos químicos.” Não o ideal é por enquanto, ficarmos na água morna, fez a limpeza, não resolveu, você pode pegar esse pano macio ou outro pano de preferência molhe com um pouquinho de álcool e passe no seu espelho.

A grande questão é que nem sempre as pessoas sabem exatamente o que é uma água morna, qual a temperatura da água morna. Então, olha só, para que uma água seja considerada quente, ela precisa estar acima de 54ºC, para ser considerada uma água fria, a temperatura da água tem que estar a baixo de 27ºC e para ser considerada uma água morna, a temperatura tem que estar em uma média de 32ºC.

Então, fez a limpeza com um pano e um pouco de água morna, não resolveu coloca um pouquinho de álcool em outro pano e faça a limpeza, mas seque para que não fique manchas de respingo, se não você vai ficar limpando e depois vai ter que ficar limpando de novo as manchas e assim você vai ficar um tempão.

O que é interessante é que mesmo as indústrias, as usinas que fabricam o espelho, orientando os usuários de que certos produtos podem agredir o espelho e o pior é que eu já vi até mesmo pessoas que se dizem profissionais do mercado vidreiro orientando os clientes de forma errada, orientando a limpar por exemplo o espelho com aquela buchinha de lavar louça lã de aço, palha de aço, saponários que é de limpar panelas, etc.

Bom, então nós vimos ai que o campeão de estragar espelhos nesse caso específico, tá, isso pode variar de marca para marca, mas ai já deu pra ver que não é legal arriscar né. Nós vimos aí que o campeão de estrago foi, por incrível que pareça a bucha de lavar louça com aquele lado verde. Em segundo lugar, ficou a Lã de Aço. Em terceiro lugar ficou o saponaço e o quarto lugar, até me surpreendi, ficou a palha de aço que é um pouco mais grossa, um pouco mais robusta do que a lã de aço.

Um outro erro que vemos muito, as pessoas espirram só o produto no espelho, as vezes as pessoas fazem ali a limpeza e ai pegam uma mangueira e jorram água no espelho, por trás do espelho. Então assim, não é legal fazer isso. NUNCA JORRE ÁGUA NO ESPELHO. Porquê o espelho tem um espaço que obrigatoriamente é de 3mm no mínimo atrás do espelho e ali pode acumular água e danificar seu espelho e por falar em água, uma grande questão também é a umidade, então por exemplo, locais que são propensos a umidade, o ideal é que você proporcione uma ventilação mais abundante. Por exemplo, nesses locais, banheiro, o ideal é que você deixe a porta e a janela aberta, então isso vai permitir uma ventilação melhor. Mas por exemplo, em caso de saunas, que só tem uma entrada, geralmente só tem uma entrada, só tem um ponto de ventilação. Então não acontece a ventilação cruzada, então o ideal é que esse local quando não estiver sendo utilizado ele permaneça aberto. Então a ideia é que local que é propenso a umidade proporcione ventilação.

Então, quanto mais ventilação tiver no local, menos umidade e quanto menos umidade, menos chance do espelho manchar por questões de oxidação.

Os espelhos Guardian, tem 10 anos de garantia e para evitar enganos o espelho Guardian, ele pode ser verificado pelo verso azul com a logomarca da Guardian em branco e com o selo olográfico, então se você quiser saber mais sobre o certificado de espelho Guardian ou sobre limpeza do espelho e sobre processamento do espelho, vou deixar o link pra você aqui neste vídeo com acesso a biblioteca da guardian, onde tem todos esses materiais que você tem acesso gratuitamente e inclusive a outros materiais, materiais didáticos, materiais informativos sobre os produtos Guardian (vide no vídeo).

 

Faça seu Comentário
Voltar

© 2018 Setor Vidreiro - Todos os direitos reservados