top of page

Como o vidro reduz o gasto com o ar condicionado?

Atualizado: 21 de jan. de 2020

Ontem um membro do Grupo de WhatsApp De Olho nas Normas levantou uma questão absurda, mas que deve acontecer no dia a dia de muitos profissionais vidraceiros. Ele disse que os clientes é que estão colocando preço no serviço dele, com o argumento de que vidro é tudo igual!


Pergunta: Será que não somos nós mesmos que estamos passando essa ideia para os nossos clientes?


Será que de fato, conhecemos e sabemos argumentar as verdadeiras diferenças, benefícios e malefícios  dos vidros que revendemos?

O vidro é um material que se adapta as mais diferentes necessidades, e conforto térmico é só um de seus benefícios. Usar o tipo de vidro correto no seu projeto fará com que a temperatura ambiente fique mais amena, resultando na diminuição do uso do ar condicionado e de iluminação artificial. Como consequência, o consumo de energia elétrica é reduzido. E os benefícios não se restringem somente a conta de luz, mas em vários outros aspectos, como:

  • Diminuição dos custos operacionais da edificação

  • Valorização do imóvel para revenda ou arrendamento

  • Uso racional e redução da extração dos recursos naturais

No momento que substituímos as paredes opacas ou de alvenaria por vidros certificados adequadamente, amplia-se a visão externa e também a interna, gerando inclusão social e aumento do senso de comunidade no ambiente. Além disso o vidro também ajuda no:

  • Aumento da produtividade do funcionário;

  • Melhora na recuperação do paciente em hospitais;

  • Melhor o desempenho de alunos em escolas;

  • Aumento da satisfação e bem estar dos usuários;

  • Aumento da retenção de usuários;

Hoje as construções brasileiras de todos os portes já podem usufruir dos benefícios do vidro de controle solar, tanto para grandes edificações comerciais com os vidros da linha SunGuard, onde os critérios para a especificação desses vidros podem ser baseados na grande variedade de cores e aparências e em níveis de desempenho.

Pergunta: Como de fato é possível medir a questão do desempenho desses vidros nas edificações?

Existem quatro critérios utilizados para que você possa entender melhor o desempenho dos vidros de controle solar. São eles :

  1. Transmissão luminosa;

  2. Fator solar;

  3. Reflexão luminosa externa;

  4. Reflexão luminosa interna.

Veja mais sobre os argumentos e especificações no vídeo que está nessa página. Fiz bem curto (7 minutos) para demonstrar rapidamente uma série de argumentos técnicos que te ajudarão a vender vidros refletivos com valor agregado!


Um abraço e até logo!



bottom of page