Rádio Vidreira, Ep. 24 - O vidraceiro e o aço inox combinam?
Desde o início de minha carreira no vidro eu me lembro que instalar vidros com acessórios de aço inoxidável era sinônimo de nobreza.
Somente clientes extremamente exigentes e ricos aceitavam bancar esse luxo, porque nos anos 90, era difícil até de oferecer para os clientes estruturas ou ferragens em aço inox, pelo fator preço, e também pela dificuldade de encontrar quem confeccionasse as peças que atendesse as peculiaridades próprias do material vidro e as exigências dos compradores mais ricos.
Quando um projeto exigia estrutura ou ferragens em aço inox, em 90% dos casos era necessário desenvolver tais componentes do zero, e além do elevado preço cobrado por se tratar de peças personalizadas, ainda existia a questão da qualidade estética e funcional desses componentes, pois tudo era muito artesanal.
Quando passei a atender clientes abonados do litoral norte e sul de São Paulo, foi que comecei a ter um contato mais corriqueiro com este material, já que nessas regiões também existe o fator maresia. A maresia corresponde ao fenômeno de corrosão acelerado pela presença de sais em micro gotículas de água do mar.
A corrosão, também conhecida como ferrugem é inimiga dos metais, porém o aço inoxidável contém em sua composição química alguns elementos que o tornam mais resistente a ferrugem.
Mas agora os tempos são outros...
O mercado vidreiro evoluiu muito, e o aço inox vem conquistando seu espaço junto ao vidro, já que além de sua resistência a corrosão também agrega aos envidraçamentos outros benefícios, como: beleza, higiene, resistência mecânica e fácil manutenção.
Hoje já é comum empresas especializadas em fornecer acessórios próprios para todo tipo de envidraçamentos, desde os mais complexos como escadas de vidros aos mais tracionais como é o caso de box para banheiros.
Diferente dos anos 90, hoje ficou fácil do vidraceiro trabalhar com estruturas e ferragens de aço inox, mas apesar das facilidades o vidraceiro precisa ficar atento a uma série de questões que serão respondidas neste episódio por uma das empresas pioneiras nessa arte de transformar o material aço inox em acessórios para vidros, quem conversa com a gente é o Willmerson, sócio da WR GLASS.
Clique na imagem abaixo para ouvir este episódio:
*Não precisa se cadastrar.
Commentaires