top of page

10 coisas que você precisa saber sobre o Box Elegance

Atualizado: 21 de jan. de 2020

Você instala ou vende box?

O box é o sistema de envidraçamento mais vendido, conhecido e também é a porta de entrada do mercado para a maioria dos vidraceiros mais novos.

E a pergunta é: Vender Box ainda dá dinheiro?

Aí vem aquela resposta que você já conhece: depende, pois existem boxes e boxes.

Nesse vídeo abordamos o sistema de box de correr.



Porém, existem fatores e exigências que todos os vidraceiros deveriam conhecer por que se aplicam a todos os tipos de box: dos mais básicos aos mais modernos e sofisticados.

E o documento onde encontramos esses parâmetros é a NBR 14207: 2009.

O primeiro fator sempre é a segurança é por isso precisamos fazer o máximo para evitar incidentes e acidentes.

Antes de instalar o vidro confira se não existe lascas principalmente nas quinas, pois acontece de bater a quina do vidro e quando não acontece a quebra imediatamente a quebra pode ocorrer posteriormente, por isso, quando for retirar o vidro na tempera confira.

Um dos grandes causadores de quebra de box é o atrito entre o vidro e materiais mais duros ou da mesma dureza, por isso é muito importante que todos os perímetros dos furos sejam protegidos por materiais mais macios que o vidro.

No kit do Box Elegance da Ideia Glass vem um protetor tanto para furos de puxadores quanto para os furos das roldanas, e o protetor para furo de roldana ainda tem o benefício de ser excêntrico, o que facilita bastante a regulagem da porta do box. Porém, é importante especificar corretamente os diâmetros dos furos para o seu fornecedor de vidros para que essas proteções se encaixem perfeitamente.

No meu box eu comprei o vidro padrão e o furo do puxador veio com diâmetro menor que o suficiente, e nesse caso é necessário modelar o acabamento até encaixar ou usar outro material macio, como eu usei essa mangueira reforçada, mas o ideal é usar o que vem no kit. Jamais deixe os parafusos desprotegidos com o risco de se atritarem com o vidro

O atrito também pode acontecer nas bordas do vidro, como na parte inferior que fica apoiado no perfil ou nos parafusos e por isso a Ideia Glass envia os Kits do Box Elegance com as cunhas plásticas de regulagem, que também tem duas funções: proteger e regular a altura dos vidros fixos.

Não deixe o vidro apoiado em materiais duros!

Mas a região onde mais acontece o esquecimento do isolamento das bordas é na região superior dos vidros fixos.

Os trilhos superiores dos boxes de correr geralmente se apoiam no vidro fixo e naquela região de contato o vidro precisa ser protegido, no kit Box Elegance, a conexão fenda protege não só a borda como também as laterais que ficam pressionadas.

Pior que o atrito é o impacto do vidro com materiais mais duros ou da mesma dureza:

E a maior incidência de impacto ocorre entre a porta e o perfil U, por isso é importante usar os dois batedores internos de borracha que a Ideia Glass envia no kit.

Outro local de impacto é entre o puxador e o vidro fixo, e para evitar esse problema e também que o dedo do cliente seja pressionado existem os batedores inferior e superior.

E os dois batedores precisam ser instalados alinhados para evitar que a porta se choque com a parede ou que pule e saia do trilho.

O kit Box Elegance vem com os dois batedores e além disso, a Ideia Glass desenvolveu um sistema de pino de segurança para suas roldanas aparentes que evitam que as portas saiam do trilho mesmo quando o cliente esquece uma toalha no trilho, por exemplo.

A norma NBR 14207: 2009 prevê 3 tipos de vidro para compor os boxes:

  • O vidro temperado;

  • O vidro laminado (no caso se esse o box exigir furos ou recortes esse vidro tem que ser laminado de temperado);

  • E o vidro temperado com película.

A norma 14207 é de 2009, mas recentemente é que o mercado vidreiro começou a usufruir da possibilidade de se aplicar película de segurança em box para oferecer mais segurança e agregar mais valor ao produto.

Porém, tem muito vidraceiro que ainda não está oferecendo esse benefício por desconhecer as possibilidades e critérios para vender box com película de segurança.

Para você saber mais sobre aplicação de películas de segurança em box, leia a NBR: 14207.

Uma dica é que depois de instalar o box você cole no box uma identificação delicada, pequena mas visível com o nome e contato da sua empresa, para que o cliente entre em contato com você imediatamente caso algum item desregule ou se quebre.

Um detalhe importante também é fornecer um manual de uso e ensinar o cliente a manusear e higienizar o box.

Oriente seu cliente quanto à importância da manutenção preventiva, geralmente a cada 12 meses, e também da corretiva, pois a maioria das quebras de boxes acontecem por falta de manutenção.


Então, respondendo à pergunta que eu fiz lá no começo: Box ainda dá dinheiro?

Sim, desde que você não venda apenas um box de vidro, e sim segurança, beleza, sofisticação e outros benefícios que você puder agregar ao box.

Não sacaneie o mercado desvalorizando o box abaixando o preço de seus envidraçamentos, faça diferente: Ofereça algo que valorize o ambiente, ofereça benefícios;

O Box Elegance além de oferecer 5 anos de garantia, também possibilita várias configurações:

  • Montagem entre laterais de vidro;

  • Montagem entre parede e lateral de vidro;

  • Montagem entre vidros + vidros laterais;

  • Montagem entre parede e vidro;

  • Montagem entre paredes;

  • Montagem entre parede + vidros laterais.

E você tem a opção de trabalhar com projetos específicos (vidros temperados engenharia) ou utilizando os vidros de box padrão.

É isso mesmo!

Você pode continuar comprando seu vidro de box padrão a pronta entrega e com um preço mais atrativo e vender valor para os seus clientes.

Já imaginou você chegar naquele cliente que você instalou aquele box padrão há 3/ 5 anos e oferecer um melhoramento, um “retrofit” utilizando o próprio vidro dele?

E além da modernidade e sofisticação seu cliente irá sentir a diferença na leveza do deslizar e saberá que fez uma ótima substituição e um ótimo negócio.

Gostou do assunto de hoje? Não deixe de comentar!

bottom of page