logo circular fundo branco 1.png

Contate-nos

(12) 3958-2063

Dúvidas? Escreva para nós clicando aqui ou nos envie um e-mail.

O Setor Vidreiro visa fortalecer a expansão do mercado vidreiro através do conhecimento.

  • facebook branco
  • youtube branco
  • insta branco_edited

© 2019 por SETOR VIDREIRO. Todos os direitos reservados.

5 dicas para personalizar atrás do espelho

Parte 3


Nesse penúltimo post da "Série Especial: Beneficiamento de espelhos" falaremos sobre todos os beneficiamentos de fundo de espelho (parte com pintura de prata). Já o último post é um resumo sobre todos os beneficiamentos possíveis nas 6 partes do espelho.




Além de ser o local de identificação, a parte de trás do espelho conhecida como ‘’fundo pintado’’. É onde a mágica do espelho acontece.


O primeiro fator a ser notado nessa parte do espelho é a cor da tinta. Nela são impressos o nome do fabricante ou marca juntamente com algumas outras informações, como o número de serie e até instruções para o instalador.




No Brasil temos duas indústrias se destacam na produção de espelhos: Cebrace e Guardian.

Até 2013, a Cebrace atuava no mercado brasileiro com duas marcas de espelho e tinha como diferencial o processo de fabricação. O espelho Mirage (fundo amarelo) era fabricado com o sistema galvânico, que usa em sua composição fabril cobre e chumbo. O espelho Optimirror (fundo verde), usa o sistema Copper Free (livre de cobre) e é considerado mais ecológico por dispensar o uso de metais pesados. A partir de 2013 a Cebrace unificou as duas marcas e extinguiu o fundo amarelo, alterando o nome para Espelho Cebrace, o qual usa o sistema Copper Free.



A Guardian também fabrica seus espelhos com sistema Copper Free e tem o fundo de seus espelhos pintado de azul. Com a grande aceitação no mercado, surgiu inúmeras cópias caracterizadas pela pintura do espelho com um tom de azul idêntico ao da Guardian.

Para evitar que os consumidores comprassem gato por lebre, a empresa lançou o selo holográfico de legitimidade, que é aplicado na frente do espelho. Todos os beneficiadores autorizados recebem esse selo e aplicam no espelho após o beneficiamento.



Além de ser o local de identificação, a parte de trás do espelho conhecida como ‘’fundo pintado’’. É onde a mágica do espelho acontece. Por essa razão, os beneficiamentos e procedimentos executados nessa parte do espelho exigem alguns cuidados.



1ª DICA - ENVELHECIMENTO

Atualmente, um beneficiamento tem conquistado os adeptos do estilo Vintage e parece ir na contramão do que estamos habituados a exigir de um espelho. A técnica de envelhecimento consiste em dar um aparência retrô a peças ‘’novíssimas em folha’’.

A escolha desse modelo de espelho não está limitada somente a esse estilo de arquitetura, pois peças com essa aparência estão ganhando espaço em ambientes com formatos mais modernos e futuristas e estão disponíveis para todos os gostos, seja elemento de contraste ou de afirmação de estilos.


2ª DICA - JATEAMENTO

Outra técnica muito usada em espelhos é o jateamento. Esse beneficiamento supre a necessidade de transmitir luz através do espelho. Quando esse procedimento é realizado nessa parte do espelho, a prata é retirada e no lugar dela é acrescentada uma aspereza com tom esbranquiçado, porém translúcido.




3ª DICA - PINTURA

Se a ideia for acrescentar imagens coloridas, isso também é possível. O legal de realizar o procedimento de pintura na parte de trás do espelho é que, além da tinta não ficar exposta e interferir na superfície do espelho, a imagem terá o brilho cristalizado que só o vidro é capaz de permitir.



4ª DICA - ESPELHO DIAMONDGUARD

Apesar dos cuidados necessários com a aplicação de produtos químicos sobre o fundo do espelho, sua versatilidade como material de revestimento tem atendido e superado às expectativas de decoradores, arquitetos e moveleiros do mundo todo. Independente da cultura ou da realidade de cada país, o espelho é largamente o preferido para revestir paredes, ampliar e iluminar ambientes, enobrecer mobílias ou decorar paredes que estão sem graça.


Acho que ainda não inventaram nada mais sofisticado que mesas, criados-mudo, balcões e outros móveis de apoio revestidos de espelho. Mas com isso surgiu o desconforto em saber que seu lindo móvel de espelho poderia ser danificado ou arranhado pelos objetos deixados sobre eles.

Para solucionar isso, a Guardian lançou no mercado brasileiro a linha DiamondGuard.


Todos os produtos da linha DiamondGuard vêm com um selo de legitimidade, com número de série da peça e um outro com recomendações de uso e manutenção, com instruções básicas de conservação. Como essa tecnologia é invisível, a única maneira para o cliente comprovar que espelho de fato é um DiamondGuard é pela presença do selo. Então, quando comprar exija o selo de garantia.

.

5ª DICA - ESPELHOS DE SEGURANÇA

Além de todos esses beneficiamentos, os espelhos devem unir beleza a um elevado grau de segurança para se diferenciar dos demais. Pensando nisso, as indústrias já oferecem um espelho laminado de segurança O espelho de segurança é produzido, quando uma chapa de espelho e uma outra chapa de vidro são unidas em forma de sanduíche por um plástico ou resina (geralmente por resina). Esse beneficiamento acrescenta um alto grau de segurança contra quebra e quedas de vidros, evitando danos às pessoas ou ao patrimônio. Se quebrar o espelho, os vidros permanecem unidos.

O mais interessante é que apesar de não ter citado essa possibilidade no beneficiamento de face ela é possível também.


Além do aumento da segurança, essas interlayers podem acrescentar beleza ao seu espelho justamente por poderem ser coloridos. Dependendo do caso, podem ser inseridos tecidos e outras texturas entre os vidros originando um efeito estético personalizado.

A laminação do espelho é uma ótima solução para protegê-lo contra intempéries naturais. Ela também protege as pessoas, quando os espelhos não estão empregados como revestimento (colado em outro material).

O próximo conteúdo do "Série Especial: Beneficiamento de Espelhos" é um resumo sobre todos o beneficiamentos explicados nas matérias anteriores.


Espero que tenha sido útil para você! Se precisar tirar mais alguma dúvida, procure na sessão de"Conteúdos para vidraceiros". Temos outras matérias que também te deixarão melhor informado sobre espelhos ou outros produtos derivados do vidro.

É só digitar o assunto do seu interesse em nosso buscador.


Obrigado e até a próxima!