top of page

Ferragens de latão e zamac

Rádio Vidreira, Ep. 19 - Tudo o que você precisa saber sobre as ferragens de latão e zamac!

Há aproximadamente 50 anos, a Santa Marina trazia para o Brasil as primeiras ferragens para vidro temperado. Eram poucas e limitadas as opções feitas em latão que atendiam bem à demanda da época. Hoje, a situação é bem diferente. São dezenas de produtores nacionais, chamados popularmente de ferragistas. Grande parte deles não se limita apenas a copiar os modelos, mas muitos fizeram aperfeiçoamentos em sistemas antigos e diversos criaram peças inéditas.

Entre as peças criadas existem ferragens para instalação de portas grandes, ferragens desenvolvidas especialmente para montagem de banheiros, ferragens para instalação de vidros curvos, fechaduras biométricas, ferragens com angulações diferenciadas, ferragens para coberturas de vidro, ferragens para montagem de estandes em feiras e muitas outras. A diversidade é tão grande que hoje é quase impossível para um instalador de vidros temperados conhecer todas as soluções existentes.

Hoje, é possível escolher ferragens com diversos níveis de acabamentos que atendem a todos os níveis de construções, desde soluções populares a construções luxuosas.

Também, existem variedades de matérias-primas utilizadas para produzir essas ferragens, incluindo: latão, alumínio, zamac, aço inox e até de materiais pertencentes à família dos plásticos (polímero metalizado). Neste primeiro episódio da série especial sobre materiais vamos abordar os materiais: latão e zamac com Denise Fonseca, Gerente comercial da Glasspeças.


Clique na imagem abaixo para escutar:

*Não precisa se cadastrar para ouvir.

bottom of page