top of page

O box certo que atendeu as crianças e a Norma 9050

Atualizado: 23 de dez. de 2019

O assunto acessibilidade ainda é algo que passa despercebido e também é ignorado por muitos profissionais que deveriam ser os primeiros a defender esse direito!

Sempre aconselhei que engenheiros e arquitetos devem se atentar aos pequenos detalhes que fazem toda diferença para quem possui dificuldade para se locomover!

Nós, como profissionais vidreiros, também precisamos conhecer soluções envidraçadas que podem melhorar a vida de nossos clientes.


Nesse vídeo eu demonstro (em tamanho reduzido) como solucionei o problema de uma escolinha infantil que atende crianças de 3 a 6 anos, a qual tinha que dispor de um chuveiro com box que se adequasse a norma NBR ABNT 9050 [Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos]. Entretanto, esse mesmo box também precisava se adequar as necessidades rotineiras da escola, já que se tratava de um pequeno espaço que deveria permitir o auxílio das monitoras no momento do banho das crianças.


O espaço separado para este chuveiro era o canto do banheiro 900 x 950 . O sistema de box escolhido foi o BOX Certo da Ideia Glass.


Veja neste vídeo!


- Com o Box Certo da Ideia Glass, conseguimos proporcionar praticamente 100% de abertura das duas laterais do box, permitindo que as portas faceassem as paredes no momento da entrada das crianças;


- Como as portas travam em 0, 90 e 180º as monitoras as abrem e elas ficam paradas, graças ao design funcional do pivô;


- Outro detalhe importante para a decisão de usar o Kit Certo é que por se tratar de um box para crianças com necessidades especiais, não podia ter obstáculos no piso como o trilho.


- Para evitar vazamento, o kit certo já vem um perfil de vedação inferior. Esse foi um quesito que nos ajudou na escolha, pois o sistema de vedação do box certo entre o vidro alvenaria é perfeita!


- Pensando que as crianças precisavam do auxílio das monitoras, pedimos um kit de pivôs a mais para dividirmos a porta do box em duas, possibilitando o auxílio das crianças sem perder a vedação.


- Ao finalizar o banho, a monitora abre as portas e ainda tem a possibilidade ou de deixar as portas abertas para fora, ou para dentro. Isso economiza espaço e amplia o banheiro, possibilitando que o box só esteja presente no momento do banho.


- Se houver necessidade, também é possível preservar a intimidade utilizando vidros translúcidos, principalmente em banheiros coletivos.



Espero que tenha gostado!

Forte abraço!

Gabriel Batista

bottom of page