15 dicas para personalizar a face do espelho

Atualizado: 19 de Dez de 2019

Parte 1


Que bom que você esta aqui!

Conforme disse, esse post é apenas é a primeira da "Série Especial: Beneficiamento de Espelhos".

Vamos iniciar com os beneficiamentos que agridem a face do espelho.



1º DICA - CORES

No Brasil são comercializados quatro cores de espelhos. Entretanto é importante salientar que, com exceção do prata, é prudente que se faça uma consulta no seu fornecedor para verificar a disponibilidade da cor e da espessura desejada. As indústrias não fabricam espelhos coloridos (verde, bronze e cinza) com muita frequência, visto que ainda é baixa a demanda desse tipo de espelho no país.

Tome nota: não é porque um produto está presente no catálogo do fornecedor que também estará disponível em estoque. Consulte a empresa para verificar a disponibilidade. Lembre-se que os espelhos saem da fábrica em grandes chapas de 3,21m x 2,20m, então inicialmente é necessário retirar dessa enorme chapa o tamanho e o formato desejados do espelho.



2ª DICA - CORTE

Veja a imagem:

Esse processo é chamado de corte e pode ser feito manualmente ou automaticamente por meio de um complexo sistema de máquinas que trabalham simultaneamente.


Para que o seu espelho seja cortado, tanto o cortador (corte manual) ou a máquina de corte precisam saber as medidas necessárias para a otimização. A otimização é realizada por um software que encaixa as medidas de todas as peças dentro da medida da chapa, de maneira que o desperdício de espelho seja o mínimo possível.



Todo o corte é feito na face do vidro. No caso do espelho, a face é o lado inverso de onde foi aplicada a prata (vidro limpo). A estrutura do mercado vidreiro atende e torna realidade os mais variados projetos e formas, sejam elas geométricas ou livres.

Além da possibilidade de moldar infinitas formas, existem diversos beneficiamentos capazes de atender e superar as mais distintas expectativas, seja por questões funcionais ou decorativas para seu ambiente.



3ª DICA - FURAÇÃO

Agora, iremos partir para os tipos de beneficiamentos que se iniciam na face do espelho e atravessam toda a espessura até romper o fundo pintado do espelho. A furação é um dos beneficiamentos mais importantes no uso do espelho para decoração, porque permite fixar o espelho mecanicamente e passar objetos por ele, como arandelas ou caixinhas de tomadas.



4º DICA - ESCAREAMENTO

O furo também é o ponto de partida para fazer recortes. O motivo é que para esse tipo de material, o recorte em quina viva enfraquece consideravelmente o espelho por não permitir o escareamento completa da aresta.

O escareamento tem a função de eliminar micro fissuras que possam causar trincas ao menor esforço mecânico no espelho.



5º DICA - JATEAMENTO

Agora vamos para outra parte do espelho, cujas opções de beneficiamento são diversas. O jateamento é um tipo de beneficiamento que tem a função decorativa de opacar a parte do espelho que entra em atrito com o pó abrasivo, espirrado pelo ar comprimido de um compressor.



6º DICA - ACIDAÇÃO

Trabalhar a face do espelho no modo ácido é outra opção para opacar a superfície do espelho. O resultado final é muito parecido com o do espelho jateado mostrado acima.


O grande diferencial é que além de uma ser um processo menos agressivo, a acidação pode ser realizada em escala industrial. Isso possibilita a produção padronizada em escala e um melhor controle da intensidade do opacamento. Além da cor esbranquiçada, a acidação permite acrescentar variadas cores à face do espelho.



7º DICA - INCISÃO Outro beneficiamento de face é a incisão. Não tem relação com cirurgia plástica, mas deixa o espelho muito bonito. A incisão usa uma ferramenta diamantada para esfolar a face do espelho e assim fazer gravuras. Essa técnica é produzida por uma central de usinagem computadorizada que permite produzir cavas, desenhos livres ou figuras geométricas com o máximo de precisão.


Veja a continuação dessa matéria CLICANDO AQUI. Para ver todos os posts da "Série Especial: Beneficiamento de Espelhos", clique aqui.


Esses foram os beneficiamentos de face, que são chamadas assim porque de alguma forma ferem a face do espelho a fim de obter algum efeito ou personalização. Nas próximas matérias falaremos sobre outras técnicas para as demais áreas do espelho, como os beneficiamento de canto, de arestas, de fundo e de bordas.


Espero que tenha sido útil para você! Se precisar tirar mais alguma dúvida, procure na sessão de"Conteúdos para vidraceiros". Temos outras matérias que também te deixarão melhor informado sobre espelhos ou outros produtos derivados do vidro.

É só digitar o assunto do seu interesse em nosso buscador.

Obrigado e até a próxima!

logo circular fundo branco 1.png

Contate-nos

(12) 3958-2063

Dúvidas? Escreva para nós clicando aqui ou nos envie um e-mail.

O Setor Vidreiro visa fortalecer a expansão do mercado vidreiro através do conhecimento.

  • facebook branco
  • youtube branco
  • insta branco_edited

© 2019 por SETOR VIDREIRO. Todos os direitos reservados.