top of page

Silicones para vedar, selar e adesivar vidros!

Rádio Vidreira, Ep. 26 - Você conhece todos os tipos de silicones?


O silicone é um dos produtos mais utilizados pelos vidraceiros, mas o que muitos profissionais ainda não sabem é que os silicones não são todos iguais e podem desempenhar diferentes funções justamente por apresentarem composições químicas específicas.

Nos diversos tipos de envidraçamento a qual o profissional vidreiro encontra diariamente, os selantes são aplicados entre materiais com coeficientes de dilatação diferentes, o que exige que o selante consiga se alongar e retrair acompanhando os substratos.

Ou seja, para cada situação deve-se analisar as características do substrato e do tipo de resultado que se pretende alcançar.

Um exemplo muito comum é no envidraçamento de coberturas, onde normalmente o profissional aplica o mesmo silicone para colar e vedar as juntas entre vidros.

Isso explica o auto índice de vazamentos em coberturas envidraçadas, uma vez que o silicone usado para colar geralmente precisa ser mais rígido do que o silicone aplicado nas juntas de dilatação.


Os maiores pontos a serem observados são: o tempo de cura ideal, ambiente em que o selante será aplicado, se é interno ou externo e os tipos de esforços de tração, cisalhamento, clivagem, a que a junta ou a colagem será submetida, etc. Além disso as propriedades mecânicas como alongamento, tensão e capacidade de movimentação, resistência a intempéries e resistência química também são fatores a serem levados em conta.


Os selantes de silicone estão entre os mais indicados para aplicação em vidros, sendo divididos em duas famílias principais.

Neste episódio você terá muitas informações e com certeza irá se espantar com os alguns erros que você mesmo pode estar cometendo na aplicação dos silicones.

Não deixe de clicar na imagem abaixo para ouvir!

*Não precisa se cadastrar para ouvir.

bottom of page