top of page

Será que você também se tornou um vidraceiro padronizado?

Fechaduras com maçanetas para portas de vidro


Semana passada conversando com um grupo de vidraceiros, eu perguntei: se o seu cliente tem uma porta pivotante de 1200 mm de largura e 2800 mm de altura, o que você faz para atendê-lo?

Alguns falaram que fazem a porta normal, com dobradiças tradicionais e outros falaram que usariam a dobradiça 1112, a avançando 200 mm para diminuir a alavanca da porta. Resumindo: adaptariam uma opção tradicional em uma situação peculiar, o que acabaria prejudicando o cliente, já que essas ferragens não foram feitas para tais situações e podem acabar sendo danificadas.


Quando eu comecei a trabalhar com vidro, existiam duas linhas de ferragens para portas pivotantes. Ambas praticamente tinham as mesmas funções e as mesmas limitações, o que mudava era o design, o tamanho e as furações dos vidros.

Mas hoje o mercado de insumos para portas evoluiu muito, e é importante acompanharmos essa evolução! E para a situação que propus ao grupo já existem as dobradiças jumbo, que são capazes de vencer esse vão com o pivô fixado a 70 mm da lateral.


Quando estamos em casa, no escritório ou em qualquer lugar que exista ambientes com portas de madeira, aço ou alumínio, geralmente essas portas tem fechaduras com maçanetas porque já são habituais no dia a dia das pessoas, além de também serem práticas por manter a porta fechada sem ter que trancar. A boa notícia é que nesse quesito o mercado vidreiro evoluiu, e agora também disponibiliza fechaduras com maçanetas.


Nós já fizemos um vídeo demostrando a 1520 com maçaneta da MM fechaduras. Veja clicando aqui.


E conversando com o pessoal da MM Fechaduras eles me disseram que a 1520 com maçaneta também passou por evoluções, mas uma que eu achei bem interessante aconteceu no dispositivo da virada da lingueta.

Quando você adquire uma fechadura 1520 com maçaneta, ela pode ser usada com fechamento para o lado esquerdo ou direito. Para isso basta virar a lingueta para o lado correspondente.


Antes, essa virada era um pouco mais complicada, pois a lingueta era fixada por um parafuso que o vidraceiro tinha que tirar, e a molinha podia escapar e a perdíamos. Ou então, dependendo de como era apertado, o parafuso podia soltar e travar a lingueta!

Para evitar que isso aconteça, a MM desenvolveu um dispositivo que torna a virada da lingueta muito mais fácil e segura.


Evolução é a palavra de hoje!


Então quando você estiver diante de uma situação que requer portas pivotantes, analise a situação e lembre-se que para a maioria dos casos a 1520 com maçaneta é uma ótima solução.


Até mais!

bottom of page