top of page

Todo vidraceiro deve saber sobre esse detalhe das fechaduras para vidros temperados

Fechaduras bico de papagaio


Nas fechaduras conhecidas como bico de papagaio existem duas ações importantes:

  • Para que aconteça o fechamento em portas e janelas deslizantes ou de correr, a fechadura e a contra fechadura precisam estar em contato;

  • Só que existem dois estágios de fechamento da lingueta (primeira e segunda volta da chave), e é justamente aí em que se encontra o problema. A maioria das fechaduras iniciam a abertura da lingueta tipo bico de papagaio já no primeiro estágio, e isso faz com que acabe não passando pela abertura da contra fechadura, empurrando sem realizar a tranca. E por conta disso, muitos clientes distraídos acabam deixando as portas destrancadas pensando que trancaram.


Quantas vezes perdemos um tempão ajustando as fechaduras de nossas portas de correr ou portas deslizantes? Porque como somos vidraceiros, buscamos dar uma solução, e normalmente isso implica em limar a abertura da contra fechadura e o substrato. Só que isso pode enfraquecer a ferragem além de diminui o local de engate.


Mas semana passada, quando fui instalar a fechadura no sistema da Glass Peças, percebi um detalhe que elimina tudo isso: a lingueta dos miolos da Arouca saem fechados e retos no primeiro estágio e só abrem no 2º estágio.


Ou seja, com essa tecnologia você não perde seu precioso tempo limando a ferragem ou abrindo a abertura do substrato, estragando sua contra fechadura e nem diminuindo o encaixe.


Então fui falar com meus amigos da Arouca, e eles disseram que antigamente os miolos deles também abriam dessa forma. Mas para agilizar a vida do instalador agora todas os miolos com lingueta tipo bico de papagaio tem essa tecnologia.


É interessante que você saiba que a Arouca fabrica miolos para todos os tipos de fechaduras para portas de vidros, ou seja, independente da marca de ferragens que você trabalha, pode solicitar que o miolo seja Arouca.


Até mais!

bottom of page